O desemprego tem sido um dos maiores problemas sociais actualmente enfrentados pela humanidade. As causas do desemprego são muitas, entre as causas mais citadas, pode-se mencionar o desenvolvimento tecnológico, a globalização, a terceirização, a desindustrialização,os modernos métodos de gestão, de um modo geral, como a reengenharia, além de outras. As consequências, por sua vez, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista da pessoa, do desempregado e da sua família relativamente ao ponto de vista social e político. O desemprego, directa ou indirectamente, é pago por todos. É pago pelo aumento dos impostos para cobrir despesas de vários tipos, como por exemplo, despesas médico hospitalares, despesas com segurança, etc.
Estudos comprovam que o desemprego aumenta os problemas relacionados com a saúde física e mental do trabalhador, fazendo com que se acentue a procura pelos serviços profissionais ligados a esta área. Também há comprovação de que a violência e o crime, de um modo geral, estão directamente relacionados com o desemprego. Pode ainda provocar radicalização política, bem como ampla desorganização familiar e social. Estudos já descobriram a relação entre o aumento de desemprego e aumento de divórcios.
Entre as medidas de combate ao desemprego mais citadas pode-se enumerar: facilitação do consumo e do crédito, incentivo ao investimento privado, implementação de políticas fiscais e monetárias adequadas, aumento das despesa pública, flexibilização do mercado de trabalho, redução do trabalho, trabalho de tempo parcial, licenças remuneradas, restrição às horas extras, trabalho compartilhado, além de outras possibilidades.
2 comentários:
O teu blog está muito bem estruturado, bastante interessante e muito criativo...
Tenta fazer reflexões...
Continua assim e bom trabalho... :)
Deve indicar a bibliografia consultada
Enviar um comentário